A liturgia de hoje me provoca reflexões profundas, penso que essa é a intenção, balançar o cristão que eu sou , para que eu me prepare corretamente para a festa do Natal. A primeira leitura mostra como deverá ser o reino de Deus que Jesus tentou criar na Terra: um lugar onde as espadas seriam transformadas em enxadas. há um significado muito bonito nisso; um instrumento que era destinado a causar MORTE se transforma em um instrumento de VIDA. Que maravilhoso seria se conseguíssemos transformar hoje, tantos instrumentos que causam a morte de milhares em um impulso bom e vital. Isso só nos conscientiza do quanto nosso trabalho como cristãos evangelizadores ainda está falho, do quanto devemos arregaçar as mangas e partir a semear a palava de Deus a todos.
O Salmo como resposta a isso, nos coloca no lugar onde restabelecemos nossas forças para seguirmos essa difícil caminhada: "Alegrei-me quando me disseram:"vamos a casa do senhor".Temos todos, filhos de Deus, um refúgio junto de nosso Pai. Quando as coisas apertam, quando pensamos que não há mais a quem recorrer, podemos ter certeza que sempre haverá um colo, ao qual podemos nos acalentar. Nesses momentos, em que minha fé não se iguala a um décimo, da fé daquele oficial romano que nos conta o evangelho, eu gosto de lembrar que tenho um Pai, que me ama, que me quer feliz e que conta comigo para transmitir essa foça aos seus outros filhos.
Já comecei a falar do evangelho, mas é porque esse é pra mim uma das mais lindas profissões de fé presente na Bíblia. O oficial romano retratado por Mateus hoje, CONFIOU no poder que a palava de Jesus tinha. Eu infelizmente ainda não tenho essa confiança, mas busco todos os dias, me entrega de tal modo a esse Jesus tão amoroso, que probleminhas pequenos não irão mais me derrubar.
O Evangelista quer mostrar também que o Reino de Deus pregado por Jesus não tem fronteiras, que todos podem participar.Hoje em muitas igrejas, as pessoas excluem os que consideram não-merecedores do Reino. Quem somos nós para fazer uma coisa dessa?Muitas vezes temos uma fé tão fraca e tão pequena que temos medo que alguma coisa/pessoa possa destruí-la.
Enfim, peço a Deus no dia de hoje que as palavras lida na liturgia do primeiro dia do Advento possa entrar profundamente em meu coração e transformá-lo. Que eu me torne muito mais ativa na construção de um Reino de Deus para todos, e que eu possa fazer a diferença em todos os ambientes que eu frequentar. Amém.
Isaías 2,1-5Salmo 122
Mateus 8, 5-11
Nenhum comentário:
Postar um comentário