Nesse domingo é possível a partir da leitura do Evangelho entender uma ótima forma de evangelização. Jesus poderia ter feito um grande discurso, falando, argumentando que era o filho de Deus. Mas não, ele prefere se fazer entender com suas ações. Nós também podemos, transmitir Cristo através de nossa forma de agir, de falar, de tratar as pessoas.
Senhor, peço perdão por todas as vezes que fui egoísta, ignorante, chata, violenta e de forma nenhuma consegui evangelizar através de minhas ações. Peço que me dê a graça de me transformar cada vez mais, e que a cada dia, quando as pessoas olharem pra mim vejam o próprio Cristo. Amém.
Isaías 35, 1-6a. 10
Salmo 146
Tiago 5, 7-10
Mateus 11, 2-11
segunda-feira, 12 de dezembro de 2016
sábado, 10 de dezembro de 2016
" Mas a sabedoria foi justificada por suas obras"
João Batista e Elias são retratados no evangelho de hoje como profetas que vieram para mudar a situação do povo alertando-os para que se convertesses. O discurso de João incomoda os poderosos da época e acaba por causar sua morte. Jesus alerta que esse será também seu fim, pois suas atitudes e palavras também incomodavam. Esse padrão é incompatível com a sociedade atual, onde cristãos veem coisas desumanas e erradas acontecerem e ficam quietinhos, por medo de se contrapores, ou de achar que será tratado como um diferente, Gente, o modelo nos foi dado por Cristo Assim temos o dever de, com a sabedoria do Espirito Santo, incomodar quando for necessário. O que não podemos é cruzar os braços diante de culturas de morte, falta de compaixão e cuidado com o outro, intolerância entre outras coisas.
Senhor, não sei nada e nada posso, mas por sua graça, ajude-me a ser um verdadeiro Imitador de Cristo, sobretudo quando for necessário denunciar qualquer injustiça, opressão, ou outra situação em que a vida humana seja desprezada. Amém.
Eclesiastico 48, 1-4. 9-11
Salmo 80
Mateus 11, 16-19
sexta-feira, 9 de dezembro de 2016
"Mas a sabedoria foi justificada por suas obras"
As reflexões que faço sobre a liturgia de hoje, e que retiro para minha vida são inumeráveis. Vou compartilhar algumas: Na primeira leitura e no evangelho, me chama atenção as o assunto dos mandamentos, que devem ser seguidos, tomados como direção a seguir. São louvados as graças que as pessoas que seguem as leis possuem, ou, deveriam possuir. Infelizmente como temos um entendimento infantilizado, o que pensamos: As leis de Deus servem para que eu não peque, porque se eu pecar vou sofrer castigos! Muita gente infelizmente ainda tem essa mentalidade. O sentido da coisa, ao meu ver, é outro. As leis foram criadas por alguém que sabia o que era melhor para minha vida. Que tinha a experiência de não seguir o caminho certo e quebrar a cara e assim por própria escolha sofrer. Temos um bloqueio de pensar assim, pois seria como admitir que muitos dos nossos sofrimentos se derivaram de nossas atitudes. Mas é isso mesmo. A direção a seguir é dada por Deus, e eu imagino o quanto ele fica chateado de ver um filho sofrendo porque não seguiu suas instruções. Uma coisa eu tenho certeza, o Deus em que eu acredito NUNCA ficaria satisfeito, ou provocaria meu sofrimento. E um Deus AMOR.
Chegamos então no evangelho, Jesus critica as pessoas que se preocupam em julgar o que veem os outros fazendo, as aparências, sem observar suas ações. Essa passagem me fez lembra um vídeo que eu assisti esses dias da Youtuber Rayza Nicácio, em que ela falava exatamente sobre isso, o julgamento que as pessoas que se dizem cristãs, em sua maioria fazem, sem analisar realmente todas o que realmente está acontecendo. Um exemplo, são as pessoas que estão fora de um trabalho pastoras e de uma religião insistem em dizer que quem está dentro é errado, que não merecia estar etc. Porque é muito mais fácil ficar de fora falando, do que participar, colocar a mão na massa, ajudar a fazer alguma coisa. Isso é muito comum. Antes de olhar pro outro devemos olhar para nós mesmo, e reconhecer que todos temos defeitos. Estando dentro da igreja ou não. Participar de um movimento ou de uma pastoral, não nos faz perfeitos. O importante e buscarmos constantemente em Jesus Cristo um modelo de perfeição para nossas vidas.
Senhor, hoje eu te agradeço por todo o amor que sentes por mm, por me guardar de tantas escolhas ruins. Peço que continues me iluminando com a sabedoria do Espirito Santo para que eu tenha a capacidade de continuar em bons caminhos. Amém.
Isaías 48, 17-19
Salmo 1
Mateus 11.16-19
quinta-feira, 8 de dezembro de 2016
" Quem tem ouvidos, ouça."
A festa do Natal que está se aproximando,a qual nós estamos nos preparando,trás consigo promessas de um mundo melhor, uma vida melhor um Reino que não será mais dos homens, mas um Reino dos Céus repleto de paz, justiça e amor. Jesus no Evangelho de hoje ressalta a necessidade de se transpor a fase em que as profecias foram ditas, o ultimo profeta foi João Batista. Agora é realidade, hora de fazer as coisas acontecerem; Nos escutamos essas coisas mas não ouvimos. Não deixamos que as palavras transformem nossos corações e nossas mentes. Mantemos nossas atitudes, e passa um Natal, dois Natais, vinte e três natais e nada se transforma, continuamos as mesmas pessoas. Nossos esforços para colocar em prática o que escutamos, para realmente ouvirmos são nulas, e ainda queremos reclamar por não encontrar verdadeiramente com Deus.
Senhor, nesse Natal, quero renascer, uma nova cristã. Sinto que a transformação já está acontecendo, pois já consigo enxergar várias coisas que não estão certas comigo. Obrigado por essa graça Pai. Ajude-me a continuar merecedora de tanto amor e misericórdia. Amém.
Isaías 41, 13-20
Salmo 145
Mateus 11, 11-15
quarta-feira, 7 de dezembro de 2016
"Por que minha carga é suave e o meu fardo é leve"
O Evangelho de hoje, falou diretamente para meu coração. Não de primeira, é claro. Cabeça dura que sou, custei a entender a mensagem. Mas, li duas vezes, dei uma olhadinha na internet, refleti e me foi dado o entendimento. Literalmente a ficha caiu. Faz- se necessário que eu escreva as palavras dessa passagem bíblica em letras bem grandes e cole na parede de minha casa. Jesus vem valorizar o descanso. E eu infelizmente tenho esse grande defeito, principalmente quando se trata das coisas de Deus: Quero fazer tudo, dar conta de tudo, pegar todos os compromissos no impulso e no atropelo, e quando me vejo estou maldizendo todas as minhas ações. Tenho uma dificuldade muito grande de dizer: Eu não consigo fazer. Eu quero dar conta de tudo, mas sou humana.E quando eu não consigo, entro numa maré de autocobranças que me deixam muito triste. Deus está falando hoje, que seu fardo é leve. Que ele quer ser nosso descanso, nos convida para descansarmos nele. Isso porque ele é amor. Seu amor por nós ultrapassa barreiras. E, só seremos bons soldados, bons cristãos evangelizadores quando estivermos descansados.
Senhor, no dia de hoje eu te peço, que me ajude a modificar meu pensamento, e meu comportamento. Que para as coisas de Deus, e da minha vida em geral eu saiba encontrar um limite, que me deixe confortável, para agir da melhor forma possível. Amém.
Isaías 40, 25-31
Salmo 103
Mateus 11, 28-30
terça-feira, 6 de dezembro de 2016
" Do mesmo modo o Pai que está no céu não quer que nenhum desses pequeninos se perca"
O profeta Isaías hoje,vem instruir sobre as atitudes que devem ser tomadas em nossa vida para nos prepararmos para a chegada de Jesus: Aplainar e nivelar as estradas que levam ao nosso coração. Ao lermos isso, parece que , se não fizermos nada, Jesus não nos amará, ou não vai querer chegar até em nós. Pena que muitas pessoas pensem assim.Jesus está sempre disposto a vir em nosso encontro, nós, e que deixamos de querer a presença de Jesus. E por isso, até mesmo inconscientemente, criamos barreiras e obstáculos à presença de Jesus em nossas vidas. Isso é muito triste, porque essas mesmas pessoas que evitam a presença de Jesus, reclamam sua falta. No advento, temos um tempo propicio de PREPARAÇÃO. Vamos receber Jesus, com os caminhos abertos. Não importa se ele tiver que topar com nossos pecados, ele nos ama assim mesmo.
No Evangelho, lindamente temos essa confirmação: Jesus vem falar de um Deus que nos ama assim como um pastor, mesmo que ele tenha cem ovelhas, vai sentir falta de uma. Não importa se a igreja tem mil pessoas, ele vai sentir a falta de você que não foi ao seu encontro, que se perdeu. Unica e exclusivamente porque ele sabe, que você precisa dele. E como nós precisamos dessa presença divina em nossas vidas. Nós podemos até viver afastados da presença de Deus, mas é inegável o quanto sentimos falta.
Nesse dia Senhor, quero agradecer por se importar comigo, por me amar, por estar sempre me buscando em todas as vezes que eu me perco. Por insistir em mim. Por que eu sei que não mereço Pai, mas mesmo assim, tens um oceano de amor por mim. Amém.
Isaías 40, 1-11
Salmo 96
Mateus 18, 12-14
Isaías 40, 1-11
Salmo 96
Mateus 18, 12-14
segunda-feira, 5 de dezembro de 2016
"Homem levanta-te e anda"
Seus pecados estão perdoados! Com essas palavras Jesus na passagem bíblica de hoje, cura o homem que está paralitico de dentro para fora, cura ele como um todo. Ele alcança a paralisia que todos nós temos dentro do coração, que se não cuidada, pode se transformar em paralisia do corpo, pois, pecado em nós tem o poder de paralisar, de destruir, acorrentar nossas atitudes. Assim, mesmo sendo sãos, não conseguimos transformar em obras todo nosso potencial ficamos doentes de coração. A primeira coisa que devemos pedir,que Jesus transforme em nossa vida é o nosso interior, que ele cure nossas feridas, para só assim estarmos livres para viver em plenitude.
Muito me admira, a fé e empenho que aqueles homens,, citados no evangelho de hoje, tiveram para levar o paralítico até Jesus. Nós, muitas vezes conhecemos pessoas que necessitam de um encontro desse com Jesus e nós não fazemos nada para que isso ocorra, achamos que não se trata de nossa obrigação. Porém, cristão não é assim. Um verdadeiro cristão se incomoda com a dificuldade e os problemas dos outros, porque como imitadores de Cristo, somos todos por um e um por todos.
O Reino do céu prometido e descrito na leitura do livro de Isaías e pelo salmista só será alcançado quando os corações estiverem curados e prontos para o trabalho, e quando os cristão saírem do individualismo egoísta.
Senhor no dia de hoje eu te imploro cura meu coração, todas as mágoas e decepções que passei o tornaram duro, e mais suscetível ao pecado.Eu preciso de um coração novo, para me tornar um cristão diferente, que se importa e ajuda os outros a alcançarem a ti. E desde já agradeço, porque confio em sua providência. Amém.
Isaías 35, 1-10
Salmo 85
Lucas 5, 17-26
domingo, 4 de dezembro de 2016
"Convertam-se, porque o Reino do Céu está próximo."
O tema do segundo Domingo do Advento traz como principal mensagem de reflexão o título dessa postagem: " Convertam-se, porque o Reino do Céu está próximo". Mas, o que é conversão? Certa vez ouvi um padre dizer que é voltar-se totalmente, mudar a direção que estava seguindo. Então João Batista queria dizer, que era necessário mudar totalmente a direção as pessoas estavam seguindo, para que se tomasse a direção.o caminho de Cristo. Essa é a nossa verdadeira conversão. Que, no entanto, deve ser diária. Todos os dias preciso me converter, pois minha natureza humana insiste em me orientar para os caminhos que não levam a Cristo.
E principalmente no advento, em preparação para o Natal, eu tenho que estar totalmente convertida pra Jesus. E se o ano todo,não deu tempo de fazer esse trabalho, não há um minuto a perder.
E o que essa conversão nós leva?A verdadeira Felicidade. A comunhão com o projeto salvífico de Jesus Cristo. A força Cristã, para colocar esses projetos em prática.
Senhor Jesus, me ajude a converter-,me diariamente a ti. Que todas as fraquezas humanas que me afastam de ti, sejam superadas definitivamente em minha vida. Que nesse natal, eu renasça Juntamente com Jesus Cristo, como uma cristã autentica e verdadeira. Amém.
Isaías 11, 1-10
Salmo 72
Romanos 15, 4-9
Mateus 3, 1-12
sábado, 3 de dezembro de 2016
"Vão e anunciem: O Reino de Deus está próximo".
As leituras de hoje vem abordando, como em toda a semana o anúncio do Reino de Deus. O Evangelista narra o momento em que Jesus envia seus discípulos em missão para que distribuam a todos a boa nova. A forma como Jesus prioriza as ovelhas perdidas é uma lição importante para os católicos hoje.Nós muitas das vezes priorizamos o mais fácil, o mais cômodo e nem sempre é isso que Jesus espera de nós. Um exemplo, é o trabalho de catequese com as crianças. Muito fácil, evangelizar filhos de pais que estão dentro da igreja, que conhecem o evangelho e tem uma vivência de família como primeira comunidade cristã. Como catequista, no entanto não posso deixar de lado, aquelas crianças que não vivem nessa realidade e na maioria das vezes, são as que mais precisam de orientações. Como o Santo Padre o Papa Francisco fala, é prreferível ter uma igrreja enlameada , por busca pelas ovelhas perdidas onde elas estão, do que uma igreja limpinha que só serve para manter aparências
O anúncio deve ser para todos, e anunciar e nossa missão permanente como cristãos. Podemos pensar que é uma atividade que não conseguimos realizar, que é necessário ser Deus para tocar o coração das pessoas. Porém, o evangelho narra também que Jesus dotou os discípulos dos mesmos poderes que ele tinha. Nós também podemos, não por nós, que como seres humanos, somos pecadores e fracos. Mas, porque pela graça Jesus nos concede a força necessária para trabalhamos em seu projeto, basta que estejamos abertos para receber esse tipo de ajuda.
Quantas vezes recebemos um projeto , ou um ministério na igreja e pensamos não ser capazes de fazer, mas deus nos transforma. Deus conhece nossas potencialidades, sabe do que somos capazes.
Senhor obrigado por me transformar, por me capacitar todos os dias para estar apta a trabalhar na construção do Reino de Deus. Obrigada por me amar e por todas as bençãos que derrama todos os dias sobre minha vida e a vida de minha família. Te peço que me perdoe por todas as vezes em que me senti despreparada, ou que usei essa desculpa para cruzar meus braços e não fazer nada. Amém
sexta-feira, 2 de dezembro de 2016
" Que aconteça conforme vocês acreditam"
O titulo dessa postagem, foi umas das frases que mais me marcou nas leituras de hoje. Jesus não promete curar ninguém, mas que se faço o que acreditamos. Vou dizer por mim, tenho momentos em que não acredito nas palavras de Deus. Momentos em que parece que tudo que eu faço é em vão. Que mesmo com todo o meu esforço, mesmo implorando piedade as coisas não acontecem, como se eu tivesse andando na praia sempre sozinha. Caio assim em um circulo vicioso: Não acredito em coisas boas,logo, acontecem coisas ruins..e quando me vejo estou no fundo do poço. Nos meus estudos de catequese, descobri que esses meus sentimentos são resultado de minha natureza humana, que é fraca. Não tem o que fazer quanto a isso. Sou imediatista, não reconheço o valor de pequenas coisas, me desespero a toa e assim, mesmo que seja só um tropeço, transformo em uma tsunami em minha vida. Jesus nos apresentou um Deus que tem um amor incondicional por nos, e que está sempre conosco, em todos os nossos momentos, bons ou ruins.
Ele nos que mesmo com nossas imperfeições. ele conhece essas nossas fraquezas e mesmo assim, nunca desiste de nós.
Mesmo que eu fale e faça coisas horríveis ele sempre vai me amar. E quando de dentro do poço, sozinha, caída, coração machucado eu me dou conta do quanto preciso dele, ele está me esperando de braços abertos. Gostaria de deixar uma pergunta no ar: Em quê e em quem nós estamos acreditando nos dias de hoje?
Essa Musica linda fala sobre o Evangelho de hoje.
Essa Musica linda fala sobre o Evangelho de hoje.
Senhor me ajuda a entregar meu coração a ti, confiar na suas palavras e acreditar em seu amor, porque eu sei que só assim conseguirei encontrar a verdadeira felicidade. Amém.
Isaías 19, 17-24
Salmo 27
Mateus 9, 27-31
quinta-feira, 1 de dezembro de 2016
" Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha"
Ao refletir sobre as leituras bíblicas propostas para o dia de hoje, não consigo deixar de lembrar de casamento. O Evangelho de hoje, é usado em muitas celebrações de matrimônio e possui um sentido muito bonito. Construir a nossa casa sobre a rocha ou sobre a areia? A primeira reflexão é obvia: A escolha é nossa. Muitas vezes quando algo ruim ocorre conosco, mais que depressa queremos colocar a culpa em alguém, e em muitas das vezes nosso vilão preferido é Deus. Ele é culpado, Deus quis assim, a vontade de Deus são algumas das frases que usamos. Ninguém quer admitir a parcela de culpa sobre algo que prejudicou a alguém ou a si mesmo, é o velho ditado: Filho feio não tem Pai! Ou até mesmo, admitir que não há culpados, algumas coisas simplesmente acontecem e temos que saber lidar com isso. Num casamento isso é muito importante: A vida a dois deve ter como base uma rocha, e essa é uma tarefa do casal, juntos, para que uma união tão importante possa dar certo, e não se arruinar completamente.
Para o momento Litúrgico que vivemos, o Evangelho vem nos marcar com a seguinte frase: Ouvir a palavra não basta, é necessário colocá-la em prática. Estamos no advento, de um momento tão significativo que é a comemoração do natal, e precisamos começar a praticar as o que nos ensina a palavra de Deus. Para nós católicos, é o início de um novo ano litúrgico, e qual tem sido nossas ações? O que temos feito? Eu sempre digo, primeiro para mim mesma e depois para os outros: Ser cristã dentro da igreja é muito fácil, ir as missas ouvir a palavra, cantar, participar da Eucaristia é muito bom. O difícil é ser CRISTÃO fora da igreja, nas redes sociais, no nosso trabalho, no nosso namoro, casamento. Temos preguiça, temos vergonha!E assim, muitos dos nossos irmãos não são tocados pelo anúncio da boa nova, muitos não acreditam que há um Reino de Deus que possa ser realizado, isso porque eu que deveria demonstrar essas verdades não faço. Ouço a palavra, vou a missa todos os domingos, mas não coloco nada em prática na minha vida.Isso é muito sério.
O Salmo e a leitura de Isaías vem ressaltando que nossa confiança tem que estar em Javé. que ele faz maravilhas em nossas vidas.Esse Deus que é justo, bom, amoroso e misericordioso. Depositemos nossa confiança no projeto que ele tem para todos nós, no potencial que ele sabe que cada um tem para transformar a realidade com nossas ações. No amor e misericórdia que nos perdoa por todas as vezes em que cruzamos nossos braços, e deixamos de fazer nossa parte.
Nesse dia eu te peço Senhor meu Pai, me ajude a TRANSFORMAR em ações todas os ensinamentos que vem de ti, e peço perdão por todas as muitas vezes que virei as costas para seus projetos e deixei que o orgulho, a preguiça e a autossuficiência tomassem conta de mim. Amém.
Assinar:
Postagens (Atom)