As reflexões que faço sobre a liturgia de hoje, e que retiro para minha vida são inumeráveis. Vou compartilhar algumas: Na primeira leitura e no evangelho, me chama atenção as o assunto dos mandamentos, que devem ser seguidos, tomados como direção a seguir. São louvados as graças que as pessoas que seguem as leis possuem, ou, deveriam possuir. Infelizmente como temos um entendimento infantilizado, o que pensamos: As leis de Deus servem para que eu não peque, porque se eu pecar vou sofrer castigos! Muita gente infelizmente ainda tem essa mentalidade. O sentido da coisa, ao meu ver, é outro. As leis foram criadas por alguém que sabia o que era melhor para minha vida. Que tinha a experiência de não seguir o caminho certo e quebrar a cara e assim por própria escolha sofrer. Temos um bloqueio de pensar assim, pois seria como admitir que muitos dos nossos sofrimentos se derivaram de nossas atitudes. Mas é isso mesmo. A direção a seguir é dada por Deus, e eu imagino o quanto ele fica chateado de ver um filho sofrendo porque não seguiu suas instruções. Uma coisa eu tenho certeza, o Deus em que eu acredito NUNCA ficaria satisfeito, ou provocaria meu sofrimento. E um Deus AMOR.
Chegamos então no evangelho, Jesus critica as pessoas que se preocupam em julgar o que veem os outros fazendo, as aparências, sem observar suas ações. Essa passagem me fez lembra um vídeo que eu assisti esses dias da Youtuber Rayza Nicácio, em que ela falava exatamente sobre isso, o julgamento que as pessoas que se dizem cristãs, em sua maioria fazem, sem analisar realmente todas o que realmente está acontecendo. Um exemplo, são as pessoas que estão fora de um trabalho pastoras e de uma religião insistem em dizer que quem está dentro é errado, que não merecia estar etc. Porque é muito mais fácil ficar de fora falando, do que participar, colocar a mão na massa, ajudar a fazer alguma coisa. Isso é muito comum. Antes de olhar pro outro devemos olhar para nós mesmo, e reconhecer que todos temos defeitos. Estando dentro da igreja ou não. Participar de um movimento ou de uma pastoral, não nos faz perfeitos. O importante e buscarmos constantemente em Jesus Cristo um modelo de perfeição para nossas vidas.
Senhor, hoje eu te agradeço por todo o amor que sentes por mm, por me guardar de tantas escolhas ruins. Peço que continues me iluminando com a sabedoria do Espirito Santo para que eu tenha a capacidade de continuar em bons caminhos. Amém.
Isaías 48, 17-19
Salmo 1
Mateus 11.16-19
Nenhum comentário:
Postar um comentário