Ao refletir sobre as leituras bíblicas propostas para o dia de hoje, não consigo deixar de lembrar de casamento. O Evangelho de hoje, é usado em muitas celebrações de matrimônio e possui um sentido muito bonito. Construir a nossa casa sobre a rocha ou sobre a areia? A primeira reflexão é obvia: A escolha é nossa. Muitas vezes quando algo ruim ocorre conosco, mais que depressa queremos colocar a culpa em alguém, e em muitas das vezes nosso vilão preferido é Deus. Ele é culpado, Deus quis assim, a vontade de Deus são algumas das frases que usamos. Ninguém quer admitir a parcela de culpa sobre algo que prejudicou a alguém ou a si mesmo, é o velho ditado: Filho feio não tem Pai! Ou até mesmo, admitir que não há culpados, algumas coisas simplesmente acontecem e temos que saber lidar com isso. Num casamento isso é muito importante: A vida a dois deve ter como base uma rocha, e essa é uma tarefa do casal, juntos, para que uma união tão importante possa dar certo, e não se arruinar completamente.
Para o momento Litúrgico que vivemos, o Evangelho vem nos marcar com a seguinte frase: Ouvir a palavra não basta, é necessário colocá-la em prática. Estamos no advento, de um momento tão significativo que é a comemoração do natal, e precisamos começar a praticar as o que nos ensina a palavra de Deus. Para nós católicos, é o início de um novo ano litúrgico, e qual tem sido nossas ações? O que temos feito? Eu sempre digo, primeiro para mim mesma e depois para os outros: Ser cristã dentro da igreja é muito fácil, ir as missas ouvir a palavra, cantar, participar da Eucaristia é muito bom. O difícil é ser CRISTÃO fora da igreja, nas redes sociais, no nosso trabalho, no nosso namoro, casamento. Temos preguiça, temos vergonha!E assim, muitos dos nossos irmãos não são tocados pelo anúncio da boa nova, muitos não acreditam que há um Reino de Deus que possa ser realizado, isso porque eu que deveria demonstrar essas verdades não faço. Ouço a palavra, vou a missa todos os domingos, mas não coloco nada em prática na minha vida.Isso é muito sério.
O Salmo e a leitura de Isaías vem ressaltando que nossa confiança tem que estar em Javé. que ele faz maravilhas em nossas vidas.Esse Deus que é justo, bom, amoroso e misericordioso. Depositemos nossa confiança no projeto que ele tem para todos nós, no potencial que ele sabe que cada um tem para transformar a realidade com nossas ações. No amor e misericórdia que nos perdoa por todas as vezes em que cruzamos nossos braços, e deixamos de fazer nossa parte.
Nesse dia eu te peço Senhor meu Pai, me ajude a TRANSFORMAR em ações todas os ensinamentos que vem de ti, e peço perdão por todas as muitas vezes que virei as costas para seus projetos e deixei que o orgulho, a preguiça e a autossuficiência tomassem conta de mim. Amém.

Nenhum comentário:
Postar um comentário